CURSOS
CURSOS E AULAS
ARTE BRASILEIRA:
olhares críticos através
do acervo da Pinacoteca
Tendo como base algumas obras presentes no acervo da Pinacoteca de São Paulo, trabalharemos, a partir de temas centrais, questões fundamentais que permeiam o cenário artístico brasileiro, refletindo não apenas sobre aspectos formais, mas também sociais e ideológicos, de modo a enriquecer nosso olhar acerca da história da arte brasileira.
3 encontros virtuais + visita à Pinacoteca
GARE CULTURAL
JUL / 2023
Tarsila do Amaral, Antropofagia, 1929.
Registro do nosso último encontro!
"Metodologia e pesquisa em arte - Atravessamentos Merleaupontianos"
Na aula, apresentei reflexões acerca do entrelaçamento entre metodologia e pesquisa em arte, autor (pesquisador), obra de arte e o ato criativo, a partir dos conceitos trabalhados pelo filósofo Maurice Merleau-Ponty em sua obra "Fenomenologia da percepção".
PGEHA - USP
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
ABR / 2023
aRTE CONTEMPORÂNEA:
SENTIDOS ENTRE DIMENSÕES IMPROVÁVEIS
NO ACERVO MAC USP
A arte contemporânea, fazendo da ambiguidade seu tema, impõe ao nosso olhar um constante exercício de rearranjo perceptivo.
Permeados pela dúvida, esses rearranjos conectam-se intimamente com as aberturas que “habitam” as obras, carregando-as de subjetividade.
Nesse curso, refletiremos sobre o processo perceptivo diante dessas aberturas, propondo diálogos entre conceitos apresentados por teóricos como Maurice Merleau-Ponty, Umberto Eco e Michel Foucault, e as possibilidades veladas em cada detalhe das obras trabalhadas nos encontros.
Ao final, faremos uma visita ao MAC USP, onde poderemos nos entregar às dúvidas ali afloradas, abrindo caminhos para processos capazes de levar os sentidos a dimensões improváveis.
3 encontros virtuais + visita ao MAC USP
Gare Cultural
FEV / 2023
Carmela Gross, Sem título, 1992.
Registro do nosso último encontro!
Foto feita pela aluna Heloisa Lodder
O ATO CRIATIVO COMO ELEMENTO DE DEMOCRATIZAÇÃO NA ARTE
A arte está muito mais próxima de nós do que imaginamos. Ela vai muito além de condições específicas de produção – limitadas a um conhecimento técnico ou à utilização de materiais caros –, e até mesmo das próprias paredes dos museus. A arte se faz presente no nosso dia a dia, seja fazendo uso de objetos presentes na nossa rotina, seja nos surpreendendo com uma intervenção em pleno espaço público.
Prova disso são as colagens propostas por Pablo Picasso, feitas através de recortes de jornais; os objetos comuns, como uma pá, uma roda de bicicleta e o famoso urinol de louça, transformados em objetos artísticos por Marcel Duchamp; as obras de Lygia Clark, Lygia Pape e Hélio Oiticica, que se completam com a ação do espectador; ou até mesmo as garrafas pets gigantes dispostas na margem do Rio Pinheiros, do artista Eduardo Srur.
Assim, neste encontro Ligia Rebelato falará sobre o ato criador através de propostas que, ao extrapolarem as categorizações tradicionais da arte, não apenas despertam novos olhares e novas percepções, mas também desmancham os limites entre arte e vida, ampliando e potencializando o alcance artístico.
VÉRTICE ESPAÇO CULTURAL
SET / 2020
O MODERNISMO ENTRE PARADOXOS
Nesse encontro, Ligia apresentará reflexões sobre a arte moderna brasileira, a partir dos seguintes temas: o olhar moderno na pintura dos acadêmicos; a estética "conservadora" dos modernistas; e o debate abstração x figuração, que surge a partir dos anos 1940.
GANSARAL CASA DE CULTURA
OUT / 2019