Sertão em Devaneios
Exposição no Centro Cultural Santo Amaro
De 08.06 a 13.07.19
“Um gigante sem definições, capaz de criar na alma várias dimensões de quadros fantásticos”. Assim Nilda Neves descreve seu sertão. Levados pelo prazer do voo da imaginação, seus gestos transpõem para o papel as lembranças de sua terra natal. Nascida em Patos, no município de Botuporã, Bahia, Nilda faz da literatura e das artes visuais meios para dar vida a um sertão único.
Navegando entre realidade e ficção, morte e vida, a artista apropria-se das lendas e dos costumes do sertão nordestino com uma espontaneidade tão íntima e intensa, que seus sacis, caiporas, bruxas, peões e lampiões transvertem as formas, tornando-as abertas a novas possibilidades a cada olhar. E são esses seres, dissimulados e misteriosos, que povoam um vigoroso sertão em devaneios.
Assim como a caatinga, que dribla a seca e dela quase ri, o sertão de Nilda Neves nos apresenta figuras que brincam com as asperezas trazidas pela seca, e nos convida à experiência de nos perdermos entre os limites do real e do imaginário, possível apenas através dos sonhos.
Ligia Rebelato
Curadora
Obra: Flores de umbuzeiro. Nilda Neves. Óleo sobre tela. 2012.
https://www.sajama.org.br/single-post/junho-2019-expo-nilda-neves-sertao